Curso de Atualização


Curso de Atualização
Obrigatório para CNH vencida há mais de 5 anos.

O que é Curso de Atualização?
O Curso de Atualização, conhecido também como Curso de Renovação, é OBRIGATÓRIO para o processo de Renovação da CNH (Carteira de Motorista), nos casos em que a mesma esteja vencida há 5 (cinco) anos ou mais.

Documentos Necessários para Curso de Atualização:

  • Cópia da CNH;
  • Comprovante de Residência Original (Energia, Água, ou entregue pelos Correios como: Cartão, Internet, etc…) emitido há no máximo 90 dias.
    – Ou Declaração de Residência (com endereço completo, incluindo CEP) com Assinatura Reconhecida em Cartório por Autenticidade.
    >>> Clique AQUI para Baixar Modelo Detran/SC <<<

Processo Completo:

Consiste na realização do Exame Médico (+ Exame Psicotécnico, se necessário), captura de nova Foto e Digitais, complementado pelo Curso de Atualização, que consiste em 15 (quinze) aulas teóricas, divididas na seguinte carga horária:

  • 10 horas/aula de Direção Defensiva;
  • 05 horas/aula de Primeiros Socorros;
    >>> Cada hora/aula tem duração de 50 minutos.

Após concluído, o CFC enviará o processo de Renovação, contendo o Curso de Atualização concluído, para o Detran ou Ciretran providenciar a emissão da CNH.
A CNH será entregue ao condutor diretamente pelo CFC.

Informações Adicionais:

  • Caso o condutor queira adicionar em sua Habilitação a opção Exerce Atividade Remunerada (EAR), precisará obrigatoriamente realizar Avaliação Psicológica (Exame Psicotécnico).
  • O laudo do Exame Toxicológico é obrigatório para os condutores habilitados para as Categorias C, D e E. E este laudo deverá ser apresentado ao realizar o Exame Médico.
  • Caso o condutor habilitado se recuse ou não queira realizar o Exame Toxicológico, poderá solicitar no ato do Exame Médico, para sua Habilitação ser rebaixada para a Categoria B.
  • Para condutores com CNH emitidas em outras UF, será incluído ao valor do processo de Adição de Categoria, o valor da Transferência do Prontuário do Detran de origem para o Detran/SC
  • Para condutores com a Habilitação (CNH) vencida há mais de 05 (cinco) anos, será necessário Curso de Atualização, com carga horária de 15 (quinze) horas/aula, realizados no CFC. Cada hora/aula = 50 min

(Passo a Passo):

1. O Curso de Atualização consiste basicamente no processo de Renovação da CNH, e pode ser iniciado pelo condutor junto ao CFC (Centro de Formação de Condutores) de sua preferência, popularmente conhecido como Autoescola.

2. Após apresentação de seus documentos, seu processo será cadastrado ao Detran, recebendo seu RENACH (Registro Nacional de Condutores Habilitados). Após este cadastro, o candidato já poderá realizar tanto o Exame Médico (+ Exame Psicotécnico, se necessário) e efetuar a captura de sua nova Foto e Digitais.

3. O condutor agendar com o CFC as datas e horárias, definidas pelo CFC, para a realização da carga horária exigida pelo Detran (15 horas/aula).

4. Concluído o processo (Exames + Foto + Curso), o processo será enviado para o Detran para fins de conclusão do processo de emissão. Sua CNH depois de emitida pelo Detran/SC, será entregue ao condutor no próprio CFC .

Obs.: Se reprovado em algum Exame, a própria clínica orientará o condutor como proceder. O CFC continuará a disposição para eventuais esclarecidos, caso sejam necessários.

Informações adicionais:

Caso o condutor seja considerado INAPTO TEMPORARIO no Exame Médico, poderá acessar o link abaixo para gerar a nova guia (taxa) referente ao Novo Exame (Re-Teste) Médico, imprimir e efetuar o pagamento, para a realização do novo exame. Apresentar a nova guia impressa, com o comprovante de pagamento em anexo.

RETESTE MÉDICO???
Para Emissão da Nova Guia/Taxa Exame Médico.
Ou acesse: Junta Médica Palhoça (www.jmpalhoca.com.br)

Caso o condutor seja considerado INAPTO TEMPORARIO na Avaliação Psicológica (Exame Psicotécnico), a própria clínica informará o condutor o prazo de retorno (em dias), para que seja realizada nova avaliação. Mediante ao pagamento de taxa, diretamente na própria clínica.

IMPORTANTE: Todos os Exames de Aptidão Física e Mental (Exame Médico), Avaliação Psicológica (Psicotécnico), Avaliação Psicológica EAR e Psicopedagógico estão sendo realizados em Clínicas Credenciadas ao Detran/SC. A escolha da Clínica é feita de maneira quantitativa pelo sistema do Detran/SC. Se reprovado em algum dos exames, o condutor efetuará o pagamento à Clínica, sem a necessidade de retornar ao CFC.

__________________________________

Falar agora:
(48) 3093-9933
(48) 99105-0852
Whatsapp | Facebook

Horário de atendimento:
Segunda a Sexta das 08h às 20h (não fechamos para o almoço)
Sábados das 08h às 12h.

Redes sociais:
FacebookGoogle PlusInstagramTwitter
Youtube

Compartilhe com seus amigos: